Arquitetura/ Paisagem Imigração Italiana

Arquitetura e Paisagem da Imigração Italiana na Zona Rural de Antônio Prado - RS

Este trabalho tem como tema o planejamento turístico na área rural da cidade de Antônio Prado-RS e tem como objetivo diagnosticar a territorialidade turística rural do município, por meio da arquitetura e paisagem da imigração italiana do século XIX.

A área delimitada para a realização do diagnóstico partiu do seguinte critério: capelas com maior presença arquitetônica e paisagística da imigração italiana; acessibilidade e infraestrutura.Para embasamento sobre os materiais, tipologias e períodos das construções buscou-se fundamentações teóricas, principalmente nos estudos de Posenato (1983); e para identificação dos atrativos paisagísticos, Boullón (2002). O método adequado para este estudo foi o indutivo, juntamente com a técnica de fichas cadastrais, que possibilitou a abordagem e entendimento das potencialidades e atrativos encontrados na área rural.

A partir dos resultados obtidos confirmou-se a possibilidade de rota turística rural, abrindo novos caminhos para o conhecimento e a preservação de muitos museus a céu aberto, que ainda resistem à ação do tempo.

Recreio Cruzeiro Work Place | Rua Euzébio Beltrão de Queiróz, 2014 | Sala 301 | Bairro Pio X | Caxias do Sul | RS contato@essearquitetura.com.br