QUARTINHO DO BEBÊ

Quando é a hora de pensar em planejar o quartinho do bebê?

Se ainda não pensou, quando a gestação chegar aproximadamente aos 5 meses é a hora de planejar o dormitório. Nesta fase já se tem a certeza do sexo do bebê, assim, fica mais fácil de direcionar o projeto, as cores e a decoração.

Neste período de gestação, as mães gostam de deixar tudo arrumado para a chegada dos bebezinhos, a decoração é um item importante, pois é ali que a criança vai se desenvolver e criar seu próprio cantinho, projetos lúdicos com formas criativas e coloridas são ferramentas indispensáveis para ir trabalhando e desenvolvendo a criatividade das crianças.

O Dormitório deve ser um espaço aconchegante, funcional e agradável para a mãe e o bebê, pois é ali que eles irão passar bons momentos juntos.

Fique tranquila se o seu espaço não for muito grande, com a ajuda de um profissional, muita imaginação, conhecimento e planejamento seu espaço vai criando forma. Cada detalhe é pensado com carinho, comprometimento e muito cuidado. Atualmente, muitos dormitórios são reversíveis, por isso dependendo do seu espaço, berços que já tenham acoplado a ele o trocador e algumas gavetas são uma opção para ganhar mais espaço e poder assim, acrescentar uma poltrona de amamentação ou uma mesinha de apoio. E depois desta fase, o berço vira cama, a cômoda, um belo criado mudo ou uma escrivaninha, tudo irá depender do projeto.

Para iniciar o projeto de um quartinho de bebê, os seguintes itens são indispensáveis: berço, cômoda, cadeira ou poltrona para amamentar e mesa de apoio. Também algumas dicas gerais são importantes:

- Cortinas: prefira sempre as de voal (aquele tecido fininho e quase transparente) são elegantes e fáceis de lavar, ou tecidos firmes como algodão e sarja.

- Bandôs: se optar por eles, prefira tecidos de algodão ou até piquê, pois você vai ter que tirá-los para lavar.

- Cortinado ou mosquiteiros para berço: servem para proteger o bebê de picadas de insetos.

- Berço: prefira os com duas alturas ou grade móvel, grades arredondadas e que tenham no máximo 8cm de separação entre uma grade e outra. Deve ser posicionado fora das correntes de ar e onde você possa vê-lo ao passar pela porta.

- Cômoda: projetada conforme o bem estar da mãe, pois é ali que ela irá trocar o bebê.

- Poltrona: uma poltrona confortável, onde a mãe encoste a planta dos pés no chão e as costas inteiras no encosto, sem esquecer-se dos braços de apoio que ajudam muito para descansar o braço da mamãe.

- Iluminação: uma iluminação central, uma iluminação suave ao lado da poltrona e se preferir algumas iluminações indiretas.
- Cores: de preferencia as cores claras, elas deixam o ambiente mais claro, amplo e com aspecto de limpeza. Utilize as cores fortes para os detalhes ou decoração.

- Decoração: papéis de parede são ótimos para criar ambientes lúdicos, desenhos alegres, mosaicos e florais dão um toque especial para o ambiente. Rebaixos de gesso ajudam na iluminação criando um ambiente harmonioso.

 

Texto: Ésse arquitetura e interiores

Imanges: arquivos da Ésse arquitetura e interiores

Recreio Cruzeiro Work Place | Rua Euzébio Beltrão de Queiróz, 2014 | Sala 301 | Bairro Pio X | Caxias do Sul | RS contato@essearquitetura.com.br